quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Intersindical-Pará - a luta continua!

.
Os servidores públicos estaduais em reunião da Intersindical ampliada com sindicatos e centrais sindicais, vêm a público repudiar a imposição do decreto nº. 05 de 2011 do governo Simão Jatene que retira direitos dos trabalhadores; limita ações dos órgãos públicos e suprime espaços democráticos de discussão e construção de instrumentos garantidos constitucionalmente como os Planos de Cargos, Carreiras e Remunerações(PCCRs) e a reestruturação de órgãos. Medidas estas que atacam diretamente os trabalhadores que não concordam em pagar pelas mazelas do Estado.

Os servidores entendem que a ação do governo Jatene prejudica não só os servidores, mas toda a sociedade que necessita dos serviços públicos, criando limitações nos serviços. Em contrapartida, o governo mantém isenções fiscais e perdoa dívidas, não cobrando como deveria os credores do Estado. Como exemplo, citamos a Cerpasa que hoje acumula uma divida milionária com o Estado.

Diante dos fatos, convocamos o conjunto dos trabalhadores do Estado e a sociedade civil organizada para no dia 31 de janeiro, às 16 hs, no auditório do Sicoob-Bombeiros, discutir o calendário de lutas em defesa dos direitos dos trabalhadores e da sociedade paraense.

Assinam: Sindetran, Sindpol, Sepub, Sintauepa, Sindfepa, Sindfisco, Sintepa, Sindsaude, Amfamipa-PM-BM, Sindiambiental, SINTEPP, Aspop, CUT, CSP Conlutas, Intersindical Nacional, CTB.
.

sábado, 22 de janeiro de 2011

O cemitério e o Tempo jazido

.
Ao instituir um estado de transe atroz e adotar uma postura onde a percepção do óbvio fica profundamente afetada pela abstinência de sensibilidade - faculdade típica daqueles indiferentes que elegem suas próprias certezas em detrimento da real necessidade do povo, o prefeito de Tucuruí, Sancler Ferreira-PPS, ignora, mas a aquisição de área para a instalação do novo cemitério municipal é urgente. Urgentíssima!!!

Ontem (21), em último cumprimento à despedida de um amigo, confesso, os ares de tristeza transitaram à constatação da superlotação do cemitério. Em 1991, marco da inauguração do Cemitério Jardim da Saudade, o então prefeito Navegantes, foi chamado de louco por “murar um mundo de terras daquele”. A história nos mostra: no seu tempo, Navegantes pensou longe e agiu certo. Ocorre que há anos deveria a Prefeitura ter adotado as providências necessárias para iniciar as obras de construção do novo cemitério. Não o fez!

Entrada principal do Cemitério Jardim da Saudade. Tucuruí-PA
Agora, a superlotação e a destinação de exíguos espaços para visitações também é vista como descaso. A aglomeração de sepulturas, assim, é um arranjo indesejável; é um desrespeito aos sentimentos e memórias alheias.

Não basta governar bem, mas mesmo que assim o fizesse, o prefeito atual deveria se conectar à realidade e eleger as prioridades do seu tempo com vistas ao futuro. Sancler deve isso ao povo de Tucuruí. Esperar pelo período eleitoral para adotar as providências alhures é mais que ser irresponsável, é ser desumano.
.

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Prefeito de Tucuruí é denunciado por crime de responsabilidade política

.
Praticando a memória e reconstruindo resistências...

19 de Julho de 2010. E já se vão seis meses que a metade da Câmara Municipal de Vereadores de Tucuruí acionou o Ministério Público do Estado, entrando com Representação contra o prefeito Sancler Ferreira-PPS por corrupção administrativa devido à promoção do desvirtuamento da Administração Pública, de seus fundamentos básicos de moralidade, afrontando os princípios da ordem jurídica (Estado de Direito, Democrático e Republicano).

Neste aniversário de seis meses, mesmo parecendo letárgico, continuamos acreditando não ser o MPE/PA um organismo falido, não ser indolente, não ser sabujo do Poder Executivo local, não ser conluiado com a desordem pública, muito embora pareça desapegado ao princípio da celeridade (art. 5º, LXXVIII, da CF/88).

Enquanto o uso da máquina pública municipal continua sob o véu inconfessável da imoralidade, os equipamentos e serviços públicos, à quase necrose, não se prestam ao razoável bem-estar do povo. Lamentavelmente!!!

Nesta data não querida, de ofício, solicitaremos nova audiência com os digníssimos representantes do MPE/PA. É hora de imprimir vigor, é hora de reconstruir resistências.

Para rever a matéria principal [aqui]
.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

FAMEP realizará Seminário em Tucuruí

.
A Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (FAMEP) estará promovendo Seminários Regionais para o desenvolvimento integrado.

Serão realizados 13 seminários nas 12 regiões de integração regional: Caeté, Guamá, do Lago, Tocantina, Araguaia, Carajás, Tapajós, Xingú, Marajó, Baixo Amazonas e Rio Capim. No pólo Marajó serão dois.

CD’s foram distribuídos aos prefeitos contendo um programa onde devem ser anotados os convênios firmados com o Estado. A equipe da FAMEP já consolidou os convênios dos mesmos com o Governo Federal.

Após esta etapa será traçado um mapa das relações entre os municípios, o Governo do Estado e o Governo Federal, que auxiliará a FAMEP a planejar ações integradas, seja para a conclusão de obras e convênios, seja para elaboração de ações futuras de desenvolvimento regional.

Programação para o Lago de Tucuruí:

Município anfitrião: Tucuruí
Data: 04 de Fevereiro
.

sábado, 15 de janeiro de 2011

Dropes

.
GETAT

Moradores da Travessa Pernambuco e Rua Piauí reclamam da ausência da Prefeitura e requentam pedido de providências pela limpeza do Igarapé Santos (grande braço que corta o GETAT e Beira Rio). Ano sim e outro também os sobressaltos às águas de fácil e histórica previsão desnudam a ocupação desordenada do solo urbano e a frágil percepção de prioridades da gestão pública municipal.

Intervenção do HRT

Jatene tomou posse em 1º/Jan/2011 ou não?
Primeiro devia o novo governo assumir o que já é de sua responsabilidade - incontinenti mostrar a que veio.
A eleição está em termo pretérito. Em antítese, a "culpa" agora é termo presente e bem fresquinho. O resultado das últimas eleições exorta assunção, isso sim!
Pedir intervenção é um jeito mimoso de reclamar dizendo: ei acorda!

CPI da saúde

Foi esquecida?
Não!
Foi negociada?
Jamais!
Vai acontecer?
Sim! Fato irretratável.

Reunião com a comunidade

O vereador Tom estará amanhã (15) no Bairro do Beira Rio. Moradores firmaram abaixo-assinado pela instalação do posto de saúde do bairro. O assunto: saúde.

Água no sovaco

A Travessa Firmino Ferreira, conhecida como rua do sovaco, no bairro da Matinha, após décadas de espera poderá ser atendida pelo tão sonhado encanamento próprio de água. Assumido o compromisso com moradores o vereador Tom conseguiu levar o senhor Ronaldo Felipe, que é o competente Diretor da “Nossa Água” para a avaliação prévia e definição da agenda para o início dos trabalhos. Segundo Ronaldo, os trabalhos serão iniciados ainda este mês (Jan/2011). Estaremos acompanhando.
.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Dilma Presidenta - foto oficial

.


A foto oficial da presidenta Dilma Rousseff foi apresentada nesta sexta-feira (14) no Palácio Planalto.

A imagem que será afixada em prédios e salas da administração federal foi feita pelo fotógrafo oficial da Presidência, Roberto Stuckert Filho.

*Celso Jardim
.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

PROCON em Tucuruí

.
O Vereador Tom Bonfim solicitou informações ao Ministério Público Estadual do Pará quanto à Recomendação feita ao prefeito Sancler Ferreira-PPS, para que este providenciasse a instalação do PROCON em Tucuruí.

Não é novidade ser o Município de Tucuruí carente de órgão que defenda os direitos e interesses dos consumidores. Todavia, em 2009 o MPE/PA Recomendou ao Gestor Municipal a instalação do PROCON e da COMDECON (Comissão Municipal de Defesa do Consumidor), este último previsto na Lei Orgânica de Tucuruí.
Art. 181 - O Município contará com um órgão de defesa do consumidor com atribuição de proteger, atender, aconselhar, conciliar e encaminhar todas as questões relativas aos destinatários e usuários finais de bens e serviços notadamente os de baixa renda.

Art. 182 - Fica criada a Comissão Municipal de Defesa do Consumidor - COMDECON - visando assegurar os direitos e interesses do consumidor.
Indiferente aos direitos dos cidadãos e àquela Recomendação, o prefeito Sancler Ferreira ainda está em falta com a população de Tucuruí - persiste em não adimplir a legislação, bem como, a ação mirim do MPE/PA -. Pelo menos é o publicamente notado.

Tucuruí é um Município de médio porte e de importante fluxo comercial na Região do Lago, mas há dez anos, pelo menos, que os consumidores não têm para onde recorrer gratuitamente no caso de queixas decorrentes das relações comerciais locais. Isto, aliás, figurou como o objeto da proposição das Promotoras de Justiça de Tucuruí Alessandra Rebelo Clos e Grace Kanemitsu Parente, que na ocasião (ano de 2009) estabeleceram prazo de 60 dias para que o prefeito Sancler, prestasse informações quanto ao atendimento das providências recomendadas.

E agora qual será a ação/postura do Ministério Público para fazer o Prefeito cumprir a Lei?

Fosse o povo de fato representado pela maioria dos vereadores na Câmara Municipal a solução, talvez, já haveria sido providenciada pelo prefeito.

O fato é que o cidadão continua tendo direitos e urge a união de todos os representantes públicos pela reinstalação do PROCON e instalação da COMDECON dotando-os de pessoal e material necessários ao desenvolvimento das suas atividades legalmente previstas.

Este será um tema recorrente do debate e uma ação prioritária do Vereador Tom Bonfim.

Guia de defesa do consumidor [aqui]
.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Teatro da mente

.

Augusto Cury em: “Seja líder de si mesmo”

Pensar é bom, mas pensar demais é um problema. Se o Autofluxo(*) é superestimulado pelo excesso de atividades, informações e preocupações, gera a síndrome do pensamento acelerado (SPA). Quem tem SPA acorda cansado, sofre pelo amanhã, não se concentra, tem esquecimento e sintomas físicos. A SPA nos imobiliza na platéia(**). Milhões de pessoas a possuem.

Sem o fenômeno do Autofluxo, o eu não se formaria. Sem ele, nossa espécie teria depressão coletiva, morreria de tédio. Mas ele não pode ser o ator principal, embora teima em querer liderar nossa mente. O eu deve gerenciar o fluxo dos pensamentos.

(*) Ele produz a grande maioria dos pensamentos no teatro da nossa mente – através de milhares de leituras espontâneas da memória sem uma direção lógica.
(**) No teatro da nossa mente, nossa meta é ser o ator principal. Ficar na platéia é abandonar a si mesmo...
.

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Orçamento 2011 é modificado pelo Vereador Tom Bonfim

.
A Câmara Municipal de Tucuruí aprovou, em dezembro passado, o Projeto de Lei nº 098/10 que versa sobre o Orçamento Anual para o exercício financeiro de 2011 e que estima receita da ordem R$ 254.822.200,00 milhões. Segundo a LDO 10/11, o Executivo Municipal poderá remanejar até 10% do total do orçamento para adequar os recursos as suas prioridades.

O Vereador Tom Bonfim, Líder do PT na Casa, apresentou algumas propostas de modificações na matéria que foram acatadas pelos demais parlamentares. As emendas apresentadas pelo petista destinam investimentos de R$ 750.000,00 em áreas sociais importantes ao desenvolvimento humano.

Entre as emendas modificativas estão:

1º. Construção do centro de inclusão digital do Bairro Jardim Colorado

2º. Construção da unidade básica de saúde do Bairro Beira Rio

A partir deste dia 4/Jan/2011, o Vereador estará divulgando aos moradores dos referidos bairros a sua iniciativa parlamentar.
.

Oportunidade - Concurso Petrobras 2011

.
As provas objetivas também serão realizadas na Capital das mangueiras - Belém-PA

Foi publicado no dia 16/Dez/10 o Edital nº 1 para 838 vagas na Petrobras. O Concurso oferece vagas para cargos de nível médio e superior.

As vagas estão distribuídas nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Sergipe, Espírito Santo, Rio Grande do Norte, Paraíba, Amazonas, Ceará, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio Grande do Sul, Alagoas, Pernambuco, Maranhão, Pará, Goiás e Santa Catarina. A remuneração para os aprovados no concurso Petrobras 2011 é de até R$ 6.217,19.

A inscrição deverá ser efetuada, no período de 10 a 27 de janeiro de 2011, na página da FUNDAÇÃO CESGRANRIO (www.cesgranrio.org.br).
.

Carta à República

.
                     Carta à República
                           Composição: Milton Nascimento/Fernando Brant

Sim é verdade, a vida é mais livre
O medo já não convive nas casas, nos bares, nas ruas

Com o povo daqui
E até dá pra pensar no futuro e ver nossos filhos crescendo e sorrindo
Mas eu não posso esconder a amargura
Ao ver que o sonho anda pra trás
E a mentira voltou
Ou será mesmo que não nos deixara?
A esperança que a gente carrega é um sorvete em pleno sol
O que fizeram da nossa fé?

Eu briguei, apanhei, eu sofri, aprendi,
Eu cantei, eu berrei, eu chorei, eu sorri,
Eu saí pra sonhar meu país
E foi tão bom, não estava sozinho
A praça era alegria sadia
O povo era senhor
E só uma voz, numa só canção

E foi por ter posto a mão no futuro
Que no presente preciso ser duro
E eu não posso me acomodar
Quero um país melhor
.